INTERCÂMBIO DE CULTURAS

OBJETIVO: A DIFUSÃO DA CULTURA PARAIBANA E BRASILEIRA EM TODAS AS FORMAS DE EXPRESSÕES PELO BRASIL E PELO MUNDO!

CIRCULANDO E MOSTRANDO NOSSA CARA!

Projeto de Intercâmbio Cultural entre a Paraíba, Brasil e Outros Países convida-lhe para participar da III SEMANA DE CULTURA NA UFPB, que se realizará no Auditório e Hall da Reitoria no dia 25 de outubro de 2013. Nos dias 26 e 27 teremos passeios históricos culturais que cada participante arcará com suas despesas, e também não é obrigatório. Vamos conhecer um pouco da Cidade de João Pessoa-PB. A programação do dia 25 de outubro terá palestras com as temáticas " A IMPORTÂNCIA DO INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE OS PAÍSES" e " A MUDANÇA COMEÇA EM VOCÊ". Lançamento de livros e da Antologia NÓS SOMOS BRASILEIROS: POEMAS E CONTOS, Exposição de Artes Plásticas AS CORES E VOZES DO BRASIL, apresentações de dança, música, recital poético, performances. Um encontro promovendo a arte, literatura e o intercâmbio de culturas do Brasil e de outros Países. No evento os participantes do livro Nós Somos Brasileiros: Poemas e Contos e na Exposição de artes Plásticas que estiverem presentes receberão um CERTIFICADO e serão homenageados com uma 'MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO" pela sua contribuição com o Intercâmbio Cultural - UFPB.

Para que possamos concretizar as trocas culturais e informações que nos faça caminhar mais a frente, contamos com a sua participação nos projetos de promoção e disseminação da cultura brasileira em todas as formas de expressões.

Esperamos contar com a sua presença sendo uma honra para nossa instituição que tem avançado no ensino, na pesquisa e na extensão alcançando o conceito 4(QUATRO) com projetos audaciosos e relevantes para a sociedade brasileira e internacional com parcerias, acordos, contribuições fazendo pontes para o progresso da nação. A III SEMANA CULTURAL está montada de uma programação cultural para os participantes. O evento contará com a presença de escritores, poetas, artistas plásticos, representantes de academias, instituições e personalidades da cultura de várias regiões, abrindo as portas para o intercâmbio e conhecimento.

As datas 25, 26 e 27 de outubro caem em um final de semana e facilita a vinda dos participantes ao evento. Havendo qualquer mudança no calendário por algum motivo superior serão todos avisados com antecedência.

VENHA PARTICIPAR E CONHECER JOÃO PESSOA A CIDADE QUE É A PORTA DO SOL!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PARCERIAS COM INTERCÂMBIO


DIVULGAÇÕES COM PARCERIAS EM PROL DA CULTURA




LANÇAMENTOS NA FEIRA DE FRANKFURT
ORGANIZAÇÃO REBRA

ORGANIZAÇÃO A.C.I.M.A.

ORGANIZAÇÃO - LITERARTE


ORGANIZAÇÃO ACADEMIA LETRAS DO BRASIL




















ALAP - ACADEMIA DE LETRAS E ARTES PARANAPUÃ - RJ

PROGRAMAÇÃO:


OFICINA DE MÚSICA - PRÁTICAS VIOLINÍSTICAS - PELA MANHÃ ÀS 12:30 AS 13:30 
DIA 25 DE OUTUBRO PELA MANHÃ NO AUDITÓRIO DA REITORIA - QUEM INTERESSAR ENTRAR EM CONTATO PELO E-MAIL: intercambioculturalentrepaises@yahoo.com.br - para fazer a inscrição

COM O RPOFESSOR LEONE S. COSTA - MUSICISTA ERUDITO E VIOLONISTA - Campeão três vezes da canção estudantil das Escolas Estaduais de Ipirá, professor da Escola modelo da Bahia Carneiro Ribeiro, e músico convidado a ministrar oficinas na conceituada Summer Hill School (Londres).



1 - ABERTURA DO EVENTO NO DIA 25 DE OUTUBRO DE 2013 ÀS  14:00 HORAS com a presença da musicista Belle Soares – violonista recepcionando os participantes com música.

2 – CONVIDADOS A MESA:

REITORA: MARGARETH DE FÁTIMA FORMIGA MELO DINIZ
PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS: ORLANDO VILAR
PRÓ-REITOR ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO ESTUDANTIL: THOPSON LOPES DE OLIVEIRA
COORDENADOR DA COAPE: ARNALDO CORREIA DE MEDEIROS
COORDENADORA DA COPAC: BERNARDINA SILVA DE CARVALHO
COORD. PROJETO INTERCÂMBIO CULTURAL – JÔ MENDONÇA ALCOFORADO
PALESTRANTE: IRMA GALHARDO – PALMAS- TO
PALESTRANTE: DOMINGOS PASCOAL – CE


DIA 25 DE OUTUBRO ÀS 14:30 HORAS
PALESTRA:
TÍTULO: "A IMPORTANCIA DO INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE OS PAÍSES”
PALESTRANTE: IRMA GALHARDO  - CIDADE DE PALMAS - TO
                   
A Palestrante IRMA GALHARDO  formada em Direito, é escritora, contadora de histórias e cordelista. Em suas vivências como escritora trará um Relato de experiências. Narrativa com apoio de material visual (fotografias e documentos). Conversa informal e semi estruturada, aberta à intervenções. Abordando a interculturalidade das narrativas a autora relatará sua participação no 27º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra na Suíça, na Embaixada de Londres na Inglaterra  e em Berlim na Alemanha,ao lançar livro com apoio do Consulado Brasileiro e do Conselho de Cidadãos de Berlim. Seu livro Pai da Mata um sucesso entre adolescentes.

DIA 25/10 - ÀS 15:30 - APRESENTAÇÃO: Grupo Folclórico do SESC DE João Pessoa que já fez várias apresentações no Brasil e exterior. A cultura nordestina na arte da dança, designer das vestimentas e costura  com seu encantamento peculiar regional. O Grupo Folclórico da Paraíba, é conhecido por levar a tradição cultural nordestina por onde passa, animará o público com um repertório variado. Valorizando a cultura local, mostrará aos participantes as características e os costumes da região. A arte na música regional estará presente com o xaxado e nas danças típicas  do Grupo Folclórico com muita animação e o forró dos artistas paraibanos. A finalidade mostrar a cultura da Paraíba para os participantes como forma de incentivar e estimular o intercâmbio, o turismo na região com as trocas culturais. Trio de Forró: na Acordeon ( Zezinho de Pombal), Angela (triangulo e back vocal)  e Zabumba e Cantor (Laércio Alves) e os dançarinos.

PALESTRA: 16:00 HORAS
TÍTULO: “A MUDANÇA COMEÇA EM VOCÊ”
PALESTRANTE: DOMINGOS PASCOAL

DOMINGOS PASCOAL DE MELO, natural de Groaíras -CE, mora em Aracaju Sergipe. Graduado em Filosofia e Ciências Jurídicas, pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas. Professor, Advogado, Jornalista e Escritor.  Membro da ASL - Academia Sergipana de Letras e da ATLAs Academia Tobiense de Letras e Artes, da ASI – Associação Sergipana de Imprensa, do IHGS – Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, da ACE- Associação Cearense de Escritores,  Articulista da Revista Perfil e do Portal Infonet. 

HOMENAGEM HONROSA AOS PARTICIPANTES PRESENTES DO LIVRO NÓS SOMOS BRASILEIROS, EXPOSIÇÃO DE ARTES, POETAS, MÚSICOS, ESCRITORES – ÀS 16:30 HORAS (COM ENTREGA DE MEDALHAS E CERTIFICADOS ).
      APRESENTAÇÃO: POR JÔ MENDONÇA  ALCOFORADO- Psicóloga, Terapeuta Comunitária, Coordenadora do Projeto Qualidade de Vida e do Projeto de Intercâmbio Cultural – UFPB.
Delegada Brasileira da Academia de Letras e Artes Val Paraíso – Chile
Comendadora da Academia de Letras e Artes de Goiás Velho – GO
Dama Comendadora da Justiça – Ordem de Haram - RJ
Membro da Academia de Mérite e Devouement Français-Paris, Academia de Letras do Brasil – Seccional Suiça, Academia de Letras e Artes Paranapoã – RJ, Academia Niteroiense de Belas Artes – RJ, Academia de Letras e Artes Popular –RJ.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO NÓS SOMOS BRASILEIROS E RECITAL – ÀS 17:00 HORAS

OBS: DURANTE TODO O DIA 25 DE OUTUBRO MANHÃ E TARDE OS LIVROS ESTARÃO EXPOSTOS, FEIRA DE LIVROS PROMOCIONAIS E A EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS “AS CORES E VOZES DO BRASIL”  ABERTA NO HALL DA REITORIA UFPB PARA A VISITAÇÃO DO PÚBLICO E ATRAÇÕES DIVERSAS.

PARTICIPANTES  DO INTERCÂMBIO PODEM DOAR UM LIVRO AUTORAL PARA A BIBLIOTECA.

DIAS 26 E 27 DE OUTUBRO: JANTAR CONFRATERNIZAÇÃO, PASSEIOS TURÍSTICOS, HISTÓRICOS CULTURAIS  (SÁBADO E DOMINGO CADA UM ARCA COM A SUA DESPESA).

BLOG DO EVENTO - ANO PASSADO 2012
www.intercambiobrasileirosemversoeprosa.blogspot.com


EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS - AS CORES E VOZES DO BRASIL - 
25 DE OUTUBRO 2013 - EXPOSIÇÃO MANHÃ E TARDE
CADA OBRA ACOMPANHA UMA POESIA SOBRE A OBRA 
INCENTIVO A LEITURA, ESCRITA, CRIATIVIDADE, 
RESGATE DE POTENCIALIDADES, APRESENTANDO 
NOVAS POSSIBILIDADES DIANTE DA CRIAÇÃO DO ARTISTA.  


1 - O prazer da Dança - Ana Amélia -GO
2 - Flores para meus amores - Edmundo Cavalcanti - São Paulo
3- Dama da Noite - Jô Alcoforado - PB

4 - TERRA BRASIL - SERGIO MENDONÇA - PB5 - GRITO DO NORDESTE - EDSON L. MARQUES -  JOENVILE- SANTA CATARINA6 - A MAGIA DA TOCHA DO CANDEEIRO - ANA MAUX - NATAL - RN




7 - LINDO MUNDO AZUL - DI SOUZA - PB
8 - MUNDO MARAVILHOSO - DI SOUZA - PB


9 - LUZ AZUL AMADA ASTREA - DI SOUZA - PB
10 - CREPÚSCULO NO MORRO JARAGUÁ - HAZEL DE SÃO FRANCISCO - SP



11 - EAUX - AGUAS - MURILO CAMPELO
12 -LAGO LÉMAN - VALQUIRIA IMPERIANO - PB
13 - CHINA - MURILO CAMPELO - PB
14 - FIM DE TARDE - DYANDREIA PORTUGAL - RJ


15 - SONHOS LÚDICOS - SILVIA SOUZA - VILA VELHA- ES






Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog! Vibrante e cheio de sucesso, como você!
    Adorei me ver nele!
    Vou gostar mais ainda de ver meu livro divulgado aqui.
    A-do-ra-ri-a comparecer ao lançamento e a todos os eventos!
    Saudade da beleza e do calor da Paraíba.
    É muito difícil que consiga, no entanto, ainda creio em milagres.
    beijos e muito sucesso!

    ResponderExcluir